Apresentação do Curso
  • Duração: 4 semanas.

    Sinopse:

    O Ambiente já não está na moda? articula-se com a oferta formativa da Universidade Aberta na área do Ambiente. Trata-se de um curso breve e aberto, em que pretende sensibilizar-se os participantes para a importância da temática do Ambiente e, consequentemente, para o seu estudo. Procura estimular-se a reflexão, a análise crítica e o diálogo colaborativo sobre quatro tópicos, de enorme atualidade: Será que o lixo é um valor? Serão os recursos finitos? Os padrões do consumo terão que mudar? E o seu gesto, pode fazer diferença?

    Conceção de:

    Professoras Doutoras Ana Paula Fernandes, Ana Paula Martinho, Carla Oliveira e Sandra Caeiro

    • Objetivos:

      • Sensibilizar para a temática do Ambiente e para a importância do respetivo estudo.
      • Fomentar a reflexão e análise crítica das temáticas propostas, sob diferentes perspetivas.

      Estrutura, metodologia e participação:

      Este curso adapta o Modelo Pedagógico Virtual da UAb para cursos abertos massivos online (iMOOC) e procura articular a aprendizagem e reflexão autónoma e independente com uma dimensão social e colaborativa, a desenvolver nos fóruns da aula mas também nos espaços de interação social  (Consulte: Como interagir nos espaços sociais).

      Espera-se que explore os recursos disponibilizados, pesquise por si próprio outro material relevante, realize algumas atividades sugeridas e reflita sobre a sua experiência de aprendizagem. Recomenda-se a produção e partilha de artefactos (textos, vídeos, apresentações, mapas mentais, etc.) que demonstrem a sua compreensão dos tópicos abordados.Envolva-se ativamente na interação e diálogo com os seus pares e na construção colaborativa do conhecimento, fornecendo, sempre que possível, suporte e feedback à aprendizagem.

      Os professores realizarão sínteses semanais sobre os aspetos mais relevantes e esclarecerão, de forma global, os que considerem prioritários.

      Os participantes que completem a Reflexão Final com aproveitamento podem obter um certificado de participação gratuito. Esta atividade será avaliada e classificada através de revisão por pares.

      Neste momento a participação nesta Aula Aberta é livre, não existindo acompanhamento docente.