Apresentação do Curso
  • Duração: 3 semanas.

    Sinopse:

    Nesta Aula Aberta vamos estudar um tipo específico de ilusão de ótica: a anamorfose.

    Vamos aprender formas práticas de desenhar anamorfoses sem photoshop: com lápis e cordel, e também com diagramas e grelhas, como se fazia nos séculos XV-XVIII.

    A anamorfose está na base de ilusões arquitetónicas, de pinturas de rua em "3D", e também de desenvolvimentos recentes como a realidade aumentada. No entanto, é frequentemente mal compreendida. Vamos clarificar a sua natureza, bem como a sua relação com as perspetivas curvilíneas (que estão na base, por exemplo, dos videos a 360 graus).

    A aula tem uma vertente artística e outra matemática. Pode ser feita sob qualquer das perspetivas, ou idealmente sob ambas em simultâneo. Mas não se assustem os artistas: a matemática é opcional. E não se assustem os matemáticos: não é preciso ter "jeito" para desenhar. Cada perfil de participante terá os seus materiais bem assinalados - mas serão convidados a espreitar os materiais destinados ao outro grupo.  

    Relação com os cursos da UAb: Esta aula introduz temas desenvolvidos em vários cursos da UAb, desde a licenciatura ao doutoramento. Tem elementos de formações em ALV, de Matemática e Arte, que costumo lecionar a alunos externos, bem como do módulo Tópicos de Geometria e Cor na Representação Visual, que leciono no Doutoramento em Média-Arte Digital, e a matemática utilizada toca os temas da unidade Curvas e Superfícies, ensinada na Licenciatura em Matemática e Aplicações.

    Conceção de: Professor Doutor António Araújo