Home
Entrar

AULA ABERTA

Com a iniciativa AULA ABERTA, a Universidade Aberta institui um espaço de partilha com a comunidade, disponibilizando em acesso aberto um conjunto de temas e de recursos, em especial em áreas que são trabalhadas em cursos formais oferecidos pela Universidade Aberta.

Através da AULA ABERTA possibilita-se a um público alargado um primeiro contacto, ou uma nova experiência, com o contexto da aprendizagem online.

Recorde-se que as práticas de ensino na Universidade Aberta assentam num Modelo Pedagógico Virtual® próprio, marcado, entre outros aspetos, pela flexibilidade na gestão do processo de aprendizagem, podendo o participante na AULA ABERTA experienciar essa situação.

O participante na iniciativa AULA ABERTA vai encontrar percursos breves de aprendizagem que introduzem temas atuais e possibilitam momentos de partilha de ideias e de experiências, nomeadamente através das redes sociais associadas aos cursos. Pode navegar livremente entre os vários temas apresentados, explorar os recursos multimédia e participar nas atividades propostas.

Esses percursos estruturam-se como espaços de aprendizagem abertos. Alguns integram-se no formato MOOC (Massive Open Online Course), podendo-se nestes casos vir a obter um comprovativo de participação.

A Universidade Aberta dá assim mais um passo importante no seu envolvimento sólido com as perspetivas da educação aberta, na medida em que neste momento se destaca já no panorama das instituições de Ensino Superior em Portugal por disponibilizar em acesso aberto o maior repositório de recursos educacionais multimédia.

A iniciativa AULA ABERTA contribui para consolidar a missão da UAb e o seu papel no contexto da educação a distância, prosseguindo a sua vocação para ampliar o acesso ao conhecimento, à cultura, às artes, à ciência e à tecnologia, criando oportunidades educativas para mais pessoas, em qualquer lugar do mundo.

 

Funcionamento dos cursos na AULA ABERTA

 A estrutura de cada curso é semelhante, organizando-se em torno de temas, cada um com a duração de uma semana.

São disponibilizados recursos para reflexão e diálogo. A interação entre os participantes pode decorrer apenas dentro de cada curso, nos espaços de fórum criados para esse efeito, ou expandir-se para as redes externas acessíveis no menu superior do espaço AULA ABERTA.

Assim, nos cursos, os participantes podem ser convidados a partilhar mensagens curtas ou a construir um blogue. Nestes casos, deve usar as hashtags indicadas, de maneira a permitir indexar todas as intervenções associadas a um determinado curso.